Pular para o conteúdo principal

Malware recém-descoberto espiona 31 países desde 2007



O tempo passa, a tecnologia e a internet evoluem e, infelizmente, as ameaças também. É o caso do novo malware conhecido como “Careto”, ou “The Mask”, apontado pela equipe de pesquisadores da Kaspersky como um dos mais sofisticados já vistos, e estaria envolvido em operações de ciberespionagem desde 2007.

Aparentemente, seus autores são de língua espanhola, mas os alvos são globais. A ameaça mira principalmente governos; embaixadas e escritórios diplomáticos; companhias de energia, óleo e gás; organizações de pesquisa e ativistas. O vírus foi rastreado até 31 países.

Os principais alvos são instituições governamentais, embaixadas e escritórios diplomáticos, companhias de energia; óleo; e gás, organizações de pesquisa e ativistas. As vítimas desse ataque dirigido foram encontradas em 31 países – do Oriente Médio e Europa à África e Américas. O Brasil está no meio dos países afetados.

A Kaspersky aponta que pelo menos 380 vítimas foram encontradas e mais de mil IPs. O objetivo é coletar dados sensíveis dos computadores e redes infectados, o que inclui documentos, chaves criptográficas, configurações de VPN, entre outros. O software possui um esquema de "plug-in", permitindo que novas instruções lhe sejam enviadas remotamente, acrescentando novas 

Além de afetar computadores com Windows, o Careto seria capaz até mesmo de atingir o Mac OS e a Kaspersky diz que nem mesmo os usuários de Linux estão a salvo. Além disso, iOS e Android também poderiam ser atingidos pela ameaça.

Para distribuir o vírus, os autores disparavam e-mails com links para um site malicioso que imita grandes sites de notícias do mundo todo, ou um vídeo no YouTube, com uma série de exploits para infectar o usuário, dependendo de sua configuração. Após a infecção, o usuário é redirecionado para o site verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurar rotas estáticas no Linux Debian ou Red Hat Enterprise

Tabela de roteamento Usando o comando ip Usando o comando ip, pode encaminhar a instalação e visão estática.   Por exemplo, para exibir tabela de roteamento atual, você pode digitar o comando:   # ip route show A saída de exemplo: 192.168.2.0/24 dev eth1 proto link âmbito kernel src 192.168.2.1 192.168.1.0/24 dev eth0 proto kernel link âmbito src 192.168.1.2 default via 192.168.1.254 dev eth0 Você pode adicionar rotas estáticas usando seguinte comando:   ip route add {Rede} {via IP dev} {DEVICE}   Por exemplo, 192.168.55.0/24 rede disponível via 192.168.1.254:   # ip route add 192.168.55.0/24 via 192.168.1.254 dev eth1 Alternativamente, você pode usar o comando route bom e velho:   # route add -net 192.168.55.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.254 dev eth1 Persistência Rotas Linux A desvantagem do 'ip' ou 'rota' comando é que, quando o Linux for reinicializado ele vai esquecer rotas estáticas.   Então guarde-os em arquivo de configuração. ...

Burlando a Pré-Ativação do Windows 8 na BIOS

Dias atrás, ao tentar instalar o Windows 8 no notebook de um amigo, durante o programa de instalação, me deparei com a seguinte mensagem: A chave do produto (Product key) digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para instalação. Digite uma chave do produto diferente.

Aprenda a calibrar o monitor do PC para ter cores mais precisas

Ajustar o monitor é importante sempre que você trabalha com qualquer demanda gráfica: afinal, design, fotografia e vídeo dependem de cores nítidas. Por isso, preparamos um guia completo que ensina a realizar o procedimento por meio de um software que já vem no Windows. Vamos por partes: 1) Começando Abra o Painel de Controle, no menu iniciar, e procure “Vídeo”. Dentro deste menu, escolha a opção “Calibrar Cor”