Uma duvida de várias desenvolvedores web é como inserir uma página dentro de outra, dando o efeito de um frame. Existe várias maneiras de se fazer isso, e na minha opinião a melhor é através de includes com PHP.
O primeiro passo para fazer isso é instalar o Apache e o PHP.
O primeiro passo para fazer isso é instalar o Apache e o PHP.
O PHP, ao contrário do HTML, é uma linguagem sever-side. O servidor é que faz todo o trabalho, enquanto que o cliente (um browser por exemplo) só renderiza o resultado, que são as páginas HTML, Javascript, CSS, imagens, sons, etc. Por esse motivo a instalação do Apache é necessária, porque ele é o servidor que vai transformar todos os comandos em PHP que forem digitados em HTML para que o browser entenda.
Depois de ter o Apache e o PHP funcionando, é hora de começar a brincar!
HTML
<body>
<?php include("topo.php") ?>
<?php include("menu.php") ?>
<div id="conteudo">
Conteudo do site
</div>
<?php include("rodape.php") ?>
</body>
Nesse exemplo de código foram incluídas 3 páginas dentro de uma só. É como usar 3 <IFRAMES> dentro de uma página, mas com a vantagem de fazer isso sem que o usuário perceba.
O código que fez essa "mágica" é o include do PHP. Funciona assim:
<?php - Indica aonde começa uma tag php.
include() - É o comando que será utilizado.
"nomedapagina.php" - É a página que vai ser incluida.
?> - fim da tag php
É importante criar as páginas "topo.php", "menu.php", "rodape.php" e todas as outras que vão ser incluídas. Nessas páginas é só usar o trecho do HTML que você quer que elas usem. Por exemplo o "menu.php"
HTML - menu.php
<div id="menu">
<ul>
<li><a href="#">Link 1</a></li>
<li><a href="#">Link 2</a></li>
<li><a href="#">Link 3</a></li>
<li><a href="#">Link 4</a></li>
</div>
Não é necessário colocar toda aquela sequência HTML > HEAD > BODY nas páginas que serão incluídas, só é necessário o código HTML que realmente vai ser usado.
Quando um visitante vê uma página que o PHP foi usado, ele nem percebe pois o servidor (no nosso caso o Apache) transforma o código PHP em HTML.
Comentários
Postar um comentário