Pular para o conteúdo principal

Configurações iniciais do SAMBA pelo Webmin

– Servidor de Arquivos e autenticação.
– Configurando o Samba para criar um compartilhamento de rede.
Como o serviço do SAMBA executando no linux o próximo passo é criar um domínio que os computadores da rede irão pertencer, o serviço de um servidor WINS (necessário para estações windows) e usuários de logon.
No Webmin acesse a opção servidores – samba – windows network. Para este lab as configurações foram:


image



Para estruturar , criarei primeiro uma pasta para armazenar as pastas compartilhadas no linux. Neste caso seria mais simples fazer pela console do servidor, mas vamos utilizar a ferramenta de gerenciamento de pastas do webmin:
Na opção Outros – Gerenciador de arquivos – e clique no ícone com a imagem de pasta – digite o nome da nova pasta e clique no botão Criar:


image

E vamos criar uma nova pasta para compartilhamento de arquivos, – no menu superior do samba, na opção Create a new file share:


image

Será criado na pasta Share da raiz da estrutura de diretórios do linux o compartilhamento com o nome Publico:


image






Acessando por uma estação windows aparecerá a nova pasta:


image


Para ter acesso a pasta, é necessário copiar os usuários atuais do linux para a lista de usuários do samba:


image

E execute o processo e conversão:


image


Os usuários possíveis serão convertidos, na opção Samba uses and password, da pagina principal de configuração do Samba no Webmin, serão listados os usuários que foram convertidos. No meu caso foram dois:


image


Entrando no usuário srv02, será necessário cadastrar novamente a senha:


image



Assim por uma estação windows, será possível conectar na pasta compartilhada – sendo necessário digitar o nome_do_servidor\usuário no caso do lab, como os dois nomes são iguais, ficou srv02\srv02 e em baixo a senha:


image


image


O próximo passo será integrar a estação windows (neste lab com o nome de WXP) ao grupo de rede do Samba, simulando uma rede (AD) windows.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurar rotas estáticas no Linux Debian ou Red Hat Enterprise

Tabela de roteamento Usando o comando ip Usando o comando ip, pode encaminhar a instalação e visão estática.   Por exemplo, para exibir tabela de roteamento atual, você pode digitar o comando:   # ip route show A saída de exemplo: 192.168.2.0/24 dev eth1 proto link âmbito kernel src 192.168.2.1 192.168.1.0/24 dev eth0 proto kernel link âmbito src 192.168.1.2 default via 192.168.1.254 dev eth0 Você pode adicionar rotas estáticas usando seguinte comando:   ip route add {Rede} {via IP dev} {DEVICE}   Por exemplo, 192.168.55.0/24 rede disponível via 192.168.1.254:   # ip route add 192.168.55.0/24 via 192.168.1.254 dev eth1 Alternativamente, você pode usar o comando route bom e velho:   # route add -net 192.168.55.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.254 dev eth1 Persistência Rotas Linux A desvantagem do 'ip' ou 'rota' comando é que, quando o Linux for reinicializado ele vai esquecer rotas estáticas.   Então guarde-os em arquivo de configuração. ...

Burlando a Pré-Ativação do Windows 8 na BIOS

Dias atrás, ao tentar instalar o Windows 8 no notebook de um amigo, durante o programa de instalação, me deparei com a seguinte mensagem: A chave do produto (Product key) digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para instalação. Digite uma chave do produto diferente.

Aprenda a calibrar o monitor do PC para ter cores mais precisas

Ajustar o monitor é importante sempre que você trabalha com qualquer demanda gráfica: afinal, design, fotografia e vídeo dependem de cores nítidas. Por isso, preparamos um guia completo que ensina a realizar o procedimento por meio de um software que já vem no Windows. Vamos por partes: 1) Começando Abra o Painel de Controle, no menu iniciar, e procure “Vídeo”. Dentro deste menu, escolha a opção “Calibrar Cor”