Pular para o conteúdo principal

Gerenciar Hyper-V Server 2008 R2 Core fora do domínio


Quando se planeja ter um Servidor Controlador de Domínio Virtualizado com o Hyper-V Core, existe a necessidade de Gerenciar o Hyper-V, porem, como gerenciar o mesmo se ainda nao existe nenhum dominio?
A solução encontrada foi Instalar as Ferramentas de Gerenciamento do Hyper-V no Windows 7 e o mesmo se comunicar com o Servidor por um grupo de trabalho. Para a comunicação entrar em vigor, o Cliente (Windows 7) e o Servidor Hyper-V devem estar em um mesmo grupo de trabalho onde no meu caso, deixei o Cliente e o Servidor no Grupo “WORKGROUP”, alem disso, o cliente e o server devem conter um usuario e senha identicos em ambos com permissoes administrativas.
Primeiramente, o Windows 7 deve ter a Ferramenta para Gerenciamento do Hyper-V instalada. Mais informações de como instalar esse Recurso em: http://www.marcelosouza.org/2009/08/instalando-hyper-v-manager-no-windows-7.html
Adiante, temos que Verificar se o Windows 7 e o Servidor estão em um mesmo grupo de trabalho. Por padrão o Hyper-V Server Core já vem configurado no Grupo “WORKGROUP”.
Com o Cliente e o Servidor num mesmo grupo, temos que criar o usuario no Hyper-V com o mesmo nome e senha do Windows 7.
Selecionar a opção 3:
Inserir um nome de usuario identico ao do Windows 7. No meu caso, como existia um espaço entre o nome, inserir o mesmo entre Aspas conforme demonstra a Figura.
Feito isso, temos que conectar o servidor pelo gerenciador do Hyper-V, lembrando que se deve inserir o hostname ao se conectar conforme demostra abaixo. Vale lembrar que as configurações DNS devem estar corretas para ambos se comunicarem.
Se o Servidor se Conectar, então já podemos Gerenciar o Hyper-V. Caso ainda apresente problemas, temos que realizar os seguintes procedimentos:
1) No micro cliente, acessar o Sitehttp://code.msdn.microsoft.com/HVRemote/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=3084 e fazer o download do Arquivo HVRemote.wsf
2) Salve o Arquivo na Raiz do Disco “C:” ou onde desejar. Em seguida, abra o prompt de comando como administrador e execute o comando “cscript hvremote.wsf /mmc:enable” no caminho onde o arquivo esta salvo. No meu caso está na raiz conforme abaixo.
3) Executar o comando “cscript hvremote.wsf /anondcom:grant”
4) Copie o arquivo hvremote.wsf para um pen drive ou diretamente no disco do Servidor Hyper-V. Apos copiado, executar o comando “cscript hvremote.wsf /add:<user_name>”, onde user_name é o nome do usuario identico ao do micro cliente.
Em seguida reinicie o Windows 7 e se necessário o Hyper-V. Após, tente se conectar no servidor pelo Gerenciador da maquina Cliente.
Agora você já estará Gerenciando o seu Servidor Hyper-V. Caso alguma credencial for pedida ao se conectar na maquina Virtual Criada, voce poderá fornecer as credenciais que você criou no servidor ou ainda as credenciais de Administrador do Servidor Hyper-V.
Com isso não será necessário ter um dominio para Gerenciar o seu Servidor Hyper-V.
Dúvidas, postar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurar rotas estáticas no Linux Debian ou Red Hat Enterprise

Tabela de roteamento Usando o comando ip Usando o comando ip, pode encaminhar a instalação e visão estática.   Por exemplo, para exibir tabela de roteamento atual, você pode digitar o comando:   # ip route show A saída de exemplo: 192.168.2.0/24 dev eth1 proto link âmbito kernel src 192.168.2.1 192.168.1.0/24 dev eth0 proto kernel link âmbito src 192.168.1.2 default via 192.168.1.254 dev eth0 Você pode adicionar rotas estáticas usando seguinte comando:   ip route add {Rede} {via IP dev} {DEVICE}   Por exemplo, 192.168.55.0/24 rede disponível via 192.168.1.254:   # ip route add 192.168.55.0/24 via 192.168.1.254 dev eth1 Alternativamente, você pode usar o comando route bom e velho:   # route add -net 192.168.55.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.254 dev eth1 Persistência Rotas Linux A desvantagem do 'ip' ou 'rota' comando é que, quando o Linux for reinicializado ele vai esquecer rotas estáticas.   Então guarde-os em arquivo de configuração. ...

Burlando a Pré-Ativação do Windows 8 na BIOS

Dias atrás, ao tentar instalar o Windows 8 no notebook de um amigo, durante o programa de instalação, me deparei com a seguinte mensagem: A chave do produto (Product key) digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para instalação. Digite uma chave do produto diferente.

Aprenda a calibrar o monitor do PC para ter cores mais precisas

Ajustar o monitor é importante sempre que você trabalha com qualquer demanda gráfica: afinal, design, fotografia e vídeo dependem de cores nítidas. Por isso, preparamos um guia completo que ensina a realizar o procedimento por meio de um software que já vem no Windows. Vamos por partes: 1) Começando Abra o Painel de Controle, no menu iniciar, e procure “Vídeo”. Dentro deste menu, escolha a opção “Calibrar Cor”