Pular para o conteúdo principal

Backup Agendado pela Rede no Windows Server 2008



O recurso Backup do Windows Server no Windows Server 2008 consiste em um snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) e em ferramentas de linha de comando que fornecem uma solução completa para as suas necessidades diárias de backup e recuperação. Você pode usar quatro assistentes para orientá-lo através de backups e recuperações. O Backup do Windows Server pode ser usado para o backup de um servidor inteiro (todos os volumes), de volumes selecionados ou do estado do sistema. Você pode recuperar volumes, pastas, arquivos, certos aplicativos e o estado do sistema. E, no caso de desastres como falhas no disco rígido, você pode realizar uma recuperação do sistema, que irá restaurar todo o sistema no novo disco rígido, usando um backup de servidor completo e o Ambiente de Recuperação do Windows.
No Assistente de Backup único é possível realizar o backup em Um Volume (Disco Usb por Exemplo) ou em algum caminho de rede. Já no Assistente de Backup Agendado, ele nos fornece apenas a opção de Backup em um volume e nao tem a possibilidade de selecionar a opção para realizar a copia de segurança na rede.


OBS: NA VERSAO R2 DO WINDOWS SERVER 2008, JÁ POSSUI NA INTERFACE GRÁFICA O AGENDAMENTO DE BACKUP VIA REDE. APENAS NA VERSAO WINDOWS SERVER 2008 NÃO POSSUI ESSE RECURSO, TENDO QUE REALIZAR OS PROCEDIMENTOS DESSE ARTIGO. EM AMBAS AS VERSÕES, O PROCEDIMENTO DESCRITO AQUI FUNCIONA.
Para reverter essa situação, temos que utilizar o Recurso de Backup do Windows Server por linha de comando, ou seja, criar um script (.bat por exemplo) e Configurar Tarefas Agendadas para que seja executado o script Criado.

Obs: com o método de backup via rede, o backup sempre será sobreposto, ou seja, irá armazenar apenas a última cópia.
Utilizaremos a seguinte linha de comando:
WBADMIN START BACKUP -backuptarget:\\serverbackup\Backup -include:C: -vssFull  -quiet
onde “serverbackup\backup” é o destino do Backup, “C:” a unidade de Disco a ser feito a Cópia de Segurança, e o parâmetro -quiet para que nao precise haver interação no processamento do Backup.
Para realizar o backup de duas ou mais unidades de disco, separe as mesmas por virgula, como por exemplo: “-include:C:,E:,F:”.
Com o script criado e armazenado em um local seguro, Iremos para o Gerenciador de Tarefas agendadas do windows. Iniciar > Executar > taskschd.msc
Em seguida será aberta a Janela do Gerenciador de Tarefas Agendadas do Windows. Clicar em Criar Tarefa Básica.
Em seguida será iniciado o Assistente. Dê um nome a tarefa e clique em Avançar.
Selecione a Frequencia com que o backup será feito. Nesse exemplo, foi utilizado a opção diariamente.
Configure o Horário do Backup, a data de início e a ocorrencia.
Em seguida selecione a opção de Iniciar um programa na Ação a ser realizada pela tarefa.
Informe o Local onde foi criado o script.
Em seguida será exibida uma descrição da Tarefa Configurada.
Tarefa de Backup Agendado Configurada.
Inicialização do script Configurado para realizar o backup.
Feito esses procedimentos seu backup estará configurado corretamente. Vale atentar nas opções de segurança da pasta de destino como tambem o espaço em disco disponível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurar rotas estáticas no Linux Debian ou Red Hat Enterprise

Tabela de roteamento Usando o comando ip Usando o comando ip, pode encaminhar a instalação e visão estática.   Por exemplo, para exibir tabela de roteamento atual, você pode digitar o comando:   # ip route show A saída de exemplo: 192.168.2.0/24 dev eth1 proto link âmbito kernel src 192.168.2.1 192.168.1.0/24 dev eth0 proto kernel link âmbito src 192.168.1.2 default via 192.168.1.254 dev eth0 Você pode adicionar rotas estáticas usando seguinte comando:   ip route add {Rede} {via IP dev} {DEVICE}   Por exemplo, 192.168.55.0/24 rede disponível via 192.168.1.254:   # ip route add 192.168.55.0/24 via 192.168.1.254 dev eth1 Alternativamente, você pode usar o comando route bom e velho:   # route add -net 192.168.55.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.254 dev eth1 Persistência Rotas Linux A desvantagem do 'ip' ou 'rota' comando é que, quando o Linux for reinicializado ele vai esquecer rotas estáticas.   Então guarde-os em arquivo de configuração. ...

Burlando a Pré-Ativação do Windows 8 na BIOS

Dias atrás, ao tentar instalar o Windows 8 no notebook de um amigo, durante o programa de instalação, me deparei com a seguinte mensagem: A chave do produto (Product key) digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para instalação. Digite uma chave do produto diferente.

ATIVAR WINDOWS XP COMO ORIGINAL SEM INSTALAR NADA

Nesse tutorial abaixo irei mostrar de forma eficaz como validar seu Windows XP  sem gastar se quer um real, apenas alguns minutos: 1. Vá em Iniciar > Executar 2. Digite regedit e clique em OK. 3. Já dentro do regedit, navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\WPAEvents 4. No painel à direita, clique duas vezes em OOBETimer 5. Na janela que foi aberta, apague qualquer valor e clique em OK. Feche o regedit 6. Vá novamente em Iniciar > Executar e dessa vez digite: %systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a 7. Na janela que foi aberta, escolha a opção Sim, desejo telefonar… 8. Na próxima etapa, clique no botão Alterar chave de produto. 9. Na etapa seguinte, digite a CD-Key: THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ D6FY9-288V2-QHKC8-WW9DY-YCKJJ (Funcionando 14/03/14) e clique no botão Atualizar 10. Após clicar no botão Atualizar, o assistente para ativação voltará para a janela anterior, então, clique em Lembrar mais tarde e rei...